Intenção de consumo das famílias da capital cresce 6,9%

Apesar de apresentar queda de 0,9% na comparação mensal, o índice da intenção de consumo das famílias de Palmas aumentou 6,9% em abril, em relação ao mesmo período do ano passado, e ficou em 90,1 pontos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

“Esse aumento revela que os palmenses, de maneira geral, estão mais propensos a consumir em abril deste ano que em 2016. Isso não significa necessariamente que irão comprar mais este mês, mas que avaliam a possibilidade de que aconteça”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

O crescimento do índice deste mês na comparação anual se deve, mais uma vez, ao resultado positivo no item Situação do Emprego. Segundo os entrevistados, 70,4% dos palmenses se sentem mais seguros nos trabalhos atuais. Já no componente Perspectiva Profissional, 45,3% afirmaram que não acreditam ter melhorias nos próximos meses.

Mais de 50% avaliou que a renda atual da família está melhor em relação ao ano passado, porém, 75,9% dos entrevistados afirmaram que este mês está mais difícil conseguir comprar a prazo do que no mesmo período de 2016. Sobre a perspectiva de consumo, 42,1% acreditam que devem comprar menos nos próximos meses e 52,9% disseram que este é um mau momento para adquirir bens duráveis.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)

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